Estratégia de condução de negócios a melhores resultados, partindo de ações que envolvem a organização de processos, o controle das finanças, a administração dos recursos humanos e materiais, fundamentado em planejamento e estratégias que visam alcançar melhores resultados para o negócio. Para isso, são realizadas ações para mensurar problemas, evitar falhas, corrigir erros e medir resultados.
Definição de metas, organização de processos, planejamento estratégico, análises de custos, avaliação do corpo gerencial, enfim, tudo o que envolve o ambiente de uma empresa.
São atividades exercidas:
Processo responsável por garantir a melhor execução do produto/serviço. Por meio de estudos, análises e monitoramentos, essa abordagem busca garantir que as diferentes práticas produtivas realizadas dentro de uma organização se mantenham otimizadas e incorporadas por seus responsáveis.
A estrutura empresarial é composta por aspectos físicos, jurídicos, financeiros, administrativos e humanos, que funcionam de maneira interdependente. Nesse sentido, a gestão operacional surge para garantir que a execução e a relação entre todos esses processos se deem da maneira mais eficiente possível.
Em outras palavras, esse nível da gestão é o responsável pelo acompanhamento de todas as funções que lidam diretamente com a produção e disponibilização dos bens e serviços que uma empresa oferece em seu mercado.
Consiste em identificar, documentar, avaliar e melhorar os processos, entender o que são, como eles são feitos e no que podem ser melhorados. O objetivo da observação e análise dos processos é garantir o aprimoramento para alcançar os objetivos traçados com maior eficiência financeira e satisfação, além de garantia de qualidade administrativa e gerencial.
Conjunto de práticas que têm o objetivo de buscar o aperfeiçoamento contínuo. Identificar, desenvolver, documentar, monitorar e controlar os processos os quais, deverão ser claros, funcionais e simples de se aplicar para reduzir custos, aumentar eficiência e a qualidade do produto / serviço. (Um processo saudável deve contar com análise, desenvolvimento, execução e mensuração para validar sua eficiência)
Modelagem de Processos de Negócio ou Business Process Modeling é a representação dos processos de negócio de uma organização, com o objetivo de documentar, entender e analisar os processos, permitindo a transformação e a automatização. Através da diagramação de processos é possível obter uma visão lógica das atividades e mostrar, de forma simples e intuitiva, como o trabalho é (ou deve ser) feito em uma empresa A modelagem de processos pode resultar em um diagrama, mapa ou modelo, conforme o grau de detalhamento necessário ao objetivo da modelagem.
A modelagem de processos contempla o conjunto de processos e habilidades que permitem que as pessoas compreendam, comuniquem, meçam, e gerenciem os componentes do processo de negócios. Além disso, a modelagem de processos permite uma análise específica e profunda do processo. Ou seja, você cria um modelo do funcionamento do processo com foco em atingir algum objetivo (melhor performance, reduzir despesas, encontrar gargalos e etc.), como automatização ou acompanhamento de longo prazo.
BPM pode ser entendido como gerenciamento, otimização e automação de processos — uma abordagem utilizada para analisar e melhorar processos centrais que impulsionam as operações de uma empresa. O BPM começa com a identificação dos processos dos quais um negócio depende. Em seguida, é preciso analisar como é possível melhorar esses processos, implementar as mudanças e medir seus resultados.
Na prática, o BPM é gerido por meio de uma plataforma, onde você pode padronizar processos modelados. Assim, você cria workflows digitais, fluxos de trabalho baseados na nuvem, que podem ser melhorados e modificados conforme a necessidade do negócio. Ao trabalhar com fluxos de trabalho digitais, você consegue estabelecer regras e etapas claras, dando mais visibilidade a todo o seu trabalho, fase a fase. É aí que você pode identificar oportunidades de automação, de modo a aumentar a eficiência do seu processo, reduzindo erros e perdas de tempo com tarefas manuais.
BPM infere aprimoramento contínuo dos processos, pois as plataformas de BPM facilitam a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. Elas reúnem métricas em tempo real sobre a execução do seu processo, a partir de todas as informações inseridas no workflow. O BPM existe para que os processos possam alcançar a máxima eficiência possível, de forma escalável.
Automação Robótica de Processos, ou seja, fazer o uso de robôs digitais (bots) para executar tarefas repetitivas anteriormente realizadas por pessoas. A RPA automatiza tarefas repetitivas que antes exigiriam ações humanas, incluindo trabalhos simples, como inserir entradas em um formulário, e mais complexos, como atendimento a clientes e solução de problemas.
Conjunto de processos para garantir a produção, o arquivamento e o uso adequado de seus registros mais importantes. Simplificar tornando a busca por dados mais fácil, organizada e segura. Melhorar o processo de criação, utilização, compartilhamento e armazenamento de documentos e informações resulta na melhora de todos os indicadores de qualidade e produção.